sábado, 14 de junho de 2014

Projeto de macrodrenagem e revitalização da orla do Rio Parauapebas é apresentado à comunidade

Texto: Karine Gomes - Mais de 1.500 pessoas lotaram a quadra da Escola Estadual Euclydes Figueiredo para conhecer o Projeto de Macrodrenagem e Revitalização da Orla do Rio Parauapebas, que promete mudar a cara de Parauapebas. A apresentação ocorreu durante audiência pública realizada pela Prefeitura de Parauapebas na noite desta quarta-feira (11).
“Esse projeto de grande envergadura vai transformar Parauapebas em um dos municípios interioranos do Brasil de maior destaque”, ressaltou o prefeito Valmir Mariano, reforçando que o investimento na macrodrenagem e revitalização da orla do rio é uma das ações do governo para preparar a cidade para o futuro, que vai melhorar consideravelmente a mobilidade urbana e o paisagismo.
A audiência pública foi presidida pelo procurador geral do município, Marcones José, e dividida em três momentos: primeiro, a composição da mesa para abertura do evento, com a participação do prefeito, procurador, secretário de Obras, presidente da Câmara, Josineto Feitosa, e também do representante do ICMbio, Frederico Drumond Martins; o segundo momento foi a apresentação do projeto e o terceiro a participação direta da comunidade por meio de perguntas expositivas ou escritas.
A obra está orçada em mais de um bilhão de reais e contará com apoio do governo federal por meio do Ministério das Cidades. De acordo com o secretário de Obras, Raimundo Queiroga, responsável pela apresentação do projeto, a licitação para obra deve iniciar no próximo semestre.
Sionara Conceição, residente da invasão do Riacho Doce, uma das áreas a ser contempladas com a revitalização da orla, elogiou a iniciativa da prefeitura em chamar a comunidade para se envolver nesse grande projeto e destacou que se tudo for feito como apresentado no projeto vai mudar a cara do lugar onde ela mora.
Projeto
De acordo com o projeto apresentado (clique aqui para acessá-lo), a revitalização da orla do Rio Parauapebas será feita em duas etapas, sendo que a primeira compreenderá o percurso que vai da portaria de acesso a Carajás até a Chácara da Lua. Ao mesmo tempo serão realizadas obras de macrodrenagem no igarapé Ilha do Coco e Riacho Doce, e córregos do Guanabara II, da Chácara do Sol e Caetanópolis.
A revitalização dos igarapés e córregos será acompanhada da construção de parques e bosques, implantação de academias ao ar livre, parquinho infantil, quadra de esportes, entre outras opções de lazer para a população da cidade. Ao todo mais de 17 quilômetros de áreas, incluindo a obra de macrodrenagem e a orla, serão revitalizadas.

Texto: Karine Gomes/

Fotos: Anderson Souza

Nenhum comentário: