Realizada nesta quinta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), a oficina de Monitoramento e Gestão das Ações do PPA e LOA reuniu secretários e assessores no auditório do centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas.
Fotos: Irisvelton Silva | Ascom
No encontro foi apresentada a ferramenta Painel de Controle que
será
disponibilizada às Secretarias Municipais para a gestão dos gastos
destinados a cada programa, em conformidade com as prioridades do plano
de governo, que prevê investimentos nas políticas publicas e destaca
áreas prioritárias como a Saúde, Educação, Assistência Social,
Habitação, entre outras.
A ferramenta é desenvolvida no programa excel, é simples, e de grande
eficiência, como garantiu o secretário de planejamento e gestão, Wander
Nepomuceno: “O painel é como um radar e todo e qualquer tipo de gasto
deverá ser justificado, tanto quando houver ausência ou excesso de
recurso para determinado programa”.Wander também fez questão de frisar que a ferramenta foi desenvolvida por servidores da Seplan, não havendo necessidade de contratação de consultoria para realizar o trabalho, “pois o painel de controle é resultado do trabalho em equipe, de talentos que estão na Prefeitura e precisam ser reconhecidos”.
O prefeito Valmir Mariano agradeceu a presença de cada gestor e disse firmemente que quer transparência na aplicação dos recursos públicos. “Esse não é um projeto engessado, visto que necessitamos da opinião de vocês na melhoria desse trabalho. Temos que ter como objetivo a transparência para tudo o que está sendo realizado por nossa gestão. A iniciativa pública necessita de controle”, destacou.
A equipe da Seplan se reunirá com os servidores nas secretarias para explicar acerca do mecanismo de operação e meio de acesso da ferramenta. E no próximo dia 10 de março, todos os gestores voltam a se reunir para expor os resultados com a utilização da ferramenta, apresentando os gastos e as ações executadas no mês de janeiro.
Jéssica Borges/Núcleo de Informação Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário