


“Só
em poder escolher o quê comer e a quantidade, já posso afirmar que
melhorou muito, fazia muito tempo que a gente esperava por essa
mudança”, disse a técnica de enfermagem Maria de Fátima. A refeição é
sempre diversificada e segue um cardápio elaborado por nutricionistas.
“Há
12 anos almejávamos a implantação do self-service em nosso refeitório.
Antes os profissionais reclamavam muito do prato que já vinha montado,
praticamente sem opção de escolha, muita comida era jogada no lixo.
Agora, cada um seleciona o que quer comer e a quantidade, com isso
alcançamos uma redução de 90% no desperdício de comida”, informou o
nutricionista.
Ainda
de acordo com Carlos José, a implantação do self-service é um exemplo
da sensibilidade dos gestores do hospital para com as necessidades dos
servidores. Para os diretores Jean Peterson e Alessandro Cledson
Pereira, garantir melhores condições de trabalho para as equipes que
atuam 24 horas por dia para salvar vidas é uma forma de valorizar os
profissionais.
Pacientes recebem atendimento nutricional individualizado
Segundo
a nutricionista Rozileia Fernandes todos os dias pela manhã os
pacientes recebem a visita do profissional de nutrição, que avalia
prontuário e determina a dieta do dia de acordo com as informações
colhidas e condições clínicas apresentadas.
“A
gente conversa com cada paciente. Ás vezes alguns dizem que não
conseguem ingerir alimento mais sólido, então a gente insere na dieta
dele uma sopa, por exemplo. E assim, diariamente, a gente contribui para
a saúde dos nossos pacientes, proporcionando a eles uma alimentação
equilibrada e de acordo com as condições clínicas que ele apresenta”,
relata a nutricionista.

Texto e Fotos: Karine Gomes
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