segunda-feira, 7 de julho de 2014

A cada 36 horas, uma pessoa é morta na Região de Altamira

Em dois anos e meio, 621 pessoas foram assassinadas na região de entorno da cidade de Altamira, no sudoeste do Pará. De acordo com um relatório da Superintendência da Polícia Civil, divulgado essa semana, a cada um dia e meio uma pessoa é morta na região Transamazônica. Nos últimos cinco anos, houve aumento de mais de 100% no número de assassinatos. Em Altamira, apenas nos seis primeiros meses de 2014 foram 43 assassinatos.

O estudo também aponta que Altamira lidera o ranking de assassinatos na região de entorno da UHE Belo Monte. De 2011 a 2014 foram registrados 215 homicídios.

De acordo com o antropólogo Luiz Mott, esse aumento é resultado do aumento da violência e da impunidade. “Há um crescimento da quantidade de assassinatos. Além disso, menos de 60% desses assassinos são presos e sentenciados”.

Para a Polícia Civil, a dificuldade maior é encontrar os autores de crimes premeditados, o chamado acerto de contas. Nos últimos fins de semana, o crime tem ocorrido com grande frequência. “Quando a lei do silêncio impera, fica difícil a Polícia Civil chegar aos autores dos crimes, falta materialidade para as investigações”, justificou o Superintendente da Polícia Civil, Cristiano Marcelo do Nascimento. 

Fonte: Oxingu

Nenhum comentário: