quinta-feira, 19 de março de 2015

Profissionais de saúde são capacitados para realização de parto humanizado

Fotos: Irisvelton Silva | Ascom
O nascimento de uma criança é um momento especial na vida de uma mãe e ela é a protagonista principal no momento do parto. Proporcionar condições adequadas para que tudo ocorra dentro da maior naturalidade possível e oferecer um acolhimento à essa mãe, é a proposta do parto humanizado preconizado pelo SUS e ensinado aos 74 técnicos de enfermagem do hospital e maternidade municipal durante uma capacitação.
Pré-natal, técnicas para auxiliar a mãe durante o parto, violência obstétrica, entre outros assuntos foram abordados durante a capacitação realizada nesta quarta (18) e quinta-feira (19), no Ceup. “Nunca trabalhei na maternidade, mas se caso eu for remanejada para lá me sinto agora bem mais preparada”, disse a participante da capacitação, Maria Oliveira.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais para a atuação no parto humanizado, que vai muito além de oferecer um leito, seis consultas durante o pré-natal e a estrutura básica para a mulher parir. Queremos plantar uma sementinha no coração de cada profissional para que possam ajudar a mulher nesse momento, é ela que tem que realizar o seu parto, de forma assistida claro”, destaca Cleice Reis, gerente de enfermagem da maternidade.

Durante a capacitação também foram apresentados dados sobre a quantidade de partos cesárea e normal. “Em Parauapebas cerca de 90% dos partos são cesáreos na rede particular, já na pública esse percentual chega a 37%, o que ainda está distante da meta estabelecida pelo SUS, 15%”, disse a gerente de enfermagem, acrescentando que além da capacitação outras ações, como a reforma da maternidade, estão sendo encaminhadas para proporcionar melhores condições do parto humanizado.

“Trabalho há oito anos aqui na rede pública e nunca participei de uma capacitação sobre parto humanizado. Os temas abordados, assim como a forma como eles estão sendo repassados pra gente me motiva a trabalhar melhor, com uma nova perspectiva de humanização durante esse momento tão importante para as nossas pacientes”, destacou a técnica de enfermagem Maria de Fátima de Souza.

Capacitações para servidores da saúde

De acordo com a Coordenação de Educação Permanente e Humaniza SUS da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), só no primeiro trimestre desse ano, foram realizadas 13 capacitações para mais de 300 profissionais de saúde. Além dos investimentos na construção do novo hospital, reforma do pronto socorro, ampliação de unida​des de saúde, a gestão da Semsa tem investido nos recursos humanos.

“A melhoria da qualidade do atendimento tem que passar obrigatoriamente pela capacitação e preparação dos profissionais que prestam o serviço direto para a população, por isso, nosso esforço em trabalhar ainda mais nessa área aqui da saúde”, disse o secretário de saúde, Sady Lucas de Araújo.


Karine Gomes/ Assessoria de Comunicação | PMP

Nenhum comentário: