Agência Pará de Notícias-Ocorreu na manhã desta quinta-feira (7) a abertura da quinta edição do Curso de Atendimento Pré–Hospitalar e Resgate, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, que conta com uma turma de 24 militares bombeiros e um policial rodoviário. O serviço de resgate ocupa posição de destaque entre as atividades operacionais da corporação, respondendo por 35% do total das ocorrências atendidas em 2014.
Para aprimorar o desempenho, a corporação vem investindo na capacitação técnica dos profissionais que atuam na área de resgate com o Curso de Especialização Profissional em Atendimento Pré-hospitalar e Resgate, cujo objetivo é capacitar os bombeiros militares para executarem serviços de resgate e atendimento pré-hospitalar técnico-profissional, preconizados de acordo com a legislação brasileira em vigor.
A turma é composta por militares dos quartéis de Santarém, Altamira, Itaituba, Abaetetuba, Santa Izabel do Pará e Região Metropolitana de Belém, que cumprem carga horária de 255 horas (38 horas semanais), no período de 7 de maio a 5 de junho, com aulas em classe, demonstrações, atividades praticas dirigidas e semináriosa.
O curso aborda temas como acidentes automobilísticos, atendimento de traumas relacionados à queda, vítimas de descargas elétricas, ferimentos, fraturas, entorses, luxação, hemorragias, acidentes com animais marinhos e imobilizações. Entre os alunos a expectativa em adquirir os conhecimentos é grande. “Estou ansiosa em adquirir mais conhecimento na área de atendimento pré-hospitalar, pois no quartel em que atuo, em Altamira, o número de ocorrências de acidentes automobilísticos vem aumentando, e é necessário conhecimento técnico para atuar nelas”, diz a soldado BM Amanda Oliveira.
Para o aluno José Leonidas, que é policial rodoviário federal, é necessário o conhecimento de atendimento pré-hospitalar na atuação da PRF, pois quando ocorrem acidentes automobilísticos, os policiais em geral são os primeiros a chegar ao local das ocorrências. Com esse conhecimento, ele acredita, os agentes podem auxiliar no atendimento às vitimas. O policial pretende, após o curso, ser multiplicador do conhecimento na instituição.
Corpo de Bombeiros Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário