sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rio Parnaíba preocupa ambientalistas pelo seu nível de poluição e assoreamento

Imagem: Tv Clube
   (Imagem:Tv Clube )O PI TV 2ª Edição mostrou no último dia (8) a agonia do Rio Parnaíba entre Timon e Teresina, um dos principais rios do Nordeste, O cenário é preocupante e a água está cada vez mais escassa. Os esgotos e o assoreamento estão deixando o rio cada dia mais raso.

Segundo o aposentado Vicente Rodrigues, é comum avistar muito lixo que é jogado no rio. “Desce de tudo, bicho morto, pedaços de pau e outas coisas mais. O pior é o que jogam na beira do rio como resto de comida”, contou o aposentado.

O rio está cada vez mais sofrendo com o despejo de esgoto, em menos de três quilômetros foi possível ver pelo menos cinco pontos de despejo. A água fica completamente poluída e com uma espuma branca, o que demonstra ainda mais o nível elevado da poluição. Nas margens do Parnaíba é possível avistar também uma montanha de lixo.

Os pescadores já estão desesperados e não estão mais satisfeitos como antes. “O motivo é porque a quantidade de peixes diminuiu justamente por conta da poluição. A gente só pega bagulho, pois não temos mais alimento no rio”, contou o pescador Ananias Ferreira.

Tudo isso acontece porque Teresina tem uma baixa cobertura sanitária, são apenas 17% de todo o esgoto da capital que é coletado para tratamento, o restante vai parar nos fundos dos rios Parnaíba e Poti. “Se a gente não tomar nenhuma medida emergencial esse quadro vai ser cada vez mais grave. No segundo semestre deste ano a gente vai ter problema com a proliferação de aguapé”, contou o ambientalista José Ribamar da Rocha.

Fonte: Do G1 / PI

Nenhum comentário: