quinta-feira, 15 de junho de 2017

SEMANA DO MEIO AMBIENTE ENCERRA COM EXPOSIÇÕES E ATRAÇÕES CULTURAIS

O encerramento da 22ª Semana do Meio Ambiente foi marcado com exposições, projetos sustentáveis, distribuição de mudas, concurso de poesias e atrações culturais. O evento que chamou atenção para a preservação do Meio Ambiente proporcionou conhecimento para estudantes e população em geral, com os estandes itinerantes nos bairros, palestras e outros dois estandes de exposição na Praça de Eventos. 

No último dia de exposição, a população conheceu de perto projetos sustentáveis como o da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, que apresentou o processo de componentes orgânicos resultado da decomposição bioquímica de restos vegetais e animais, produzindo o adubo orgânico.

A população também conheceu um pouco mais sobre a árvore do jaborandi, hoje a principal fonte de renda para 92 famílias da Cooperativa Jaborandi, que sobrevivem de sua colheita em uma das poucas reservas existentes no Brasil: a Floresta Nacional de Carajás.

“Nossa cidade deveria ter mais eventos como esse que proporcionam conhecimento. Aprendi um pouco sobre o Jaborandi; não conhecia seus benefícios e ainda vou levar umas mudas de plantas para casa”, contou a professora Ana Cláudia Lopes.

O secretário de Meio Ambiente, Dion Leno, avaliou a 22ª Semana do Meio Ambiente como positiva e falou um pouco dos próximos projetos da Semma. “Foi uma semana muito produtiva na qual conseguimos envolver a comunidade e levar conhecimento, para que possamos trabalhar em parceria. Vamos continuar trabalhando com ações que buscam sempre a preservação do meio ambiente. O próximo será o nosso viveiro de mudas”, adiantou ele.

ÁGUA EM POESIA

Uma exposição de maquetes de material reciclado e ainda um concurso de poesia para as crianças com tema “Água, quem economiza tem” foram alguns atrativos apresentados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), na Semana do Meio Ambiente.

Três estudantes foram premiadas com as melhores poesias. O primeiro lugar ficou com a aluna Anna Karolyna, 10 anos, da Escola Municipal Carlos Henrique, que ganhou um tablete, seguida pelos os alunas Ymilla Bomfim e Laís Isabel, ambas da Escola Luiz Magno de Araújo.

A gestora do Saaep, Claudenir Rocha, frisou que a educação ambiental faz parte das atividades permanentes da autarquia, que trabalha com palestra e várias programações em escolas. “Acreditamos que tornando as pessoas mais conscientes do uso racional da água é primordial para a valorização e através da informação podemos assim evitar o desperdício deste liquido tão precioso, o SAAEP ver as crianças e adolescente como multiplicadores da conscientização”. Argumentou Claudenir.



Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Nenhum comentário: