domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ministro diz que carteira do trabalho eletrônica começa a ser emitida em 20 dias

O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, anunciou que em 20 dias começará a emissão das carteiras de trabalho eletrônicas e que o governo federal está preparando audiências públicas em todos os estados para discutir a Norma NR-12, que trata de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos nas empresas brasileiras. O ministro fez os dois anúncios durante o 16º Encontro com Empresários, evento organizado pela Federação das Indústrias do estado do Maranhão (Fiema)
De acordo com Dias, a nova carteira de trabalho eletrônica é um documento que substituirá a antiga Carteira Trabalho e Providência Social e traz como avanço a inclusão de uma tarja eletrônica que diminuirá a possibilidade de fraude do documento.
“ A confecção da CTPS é um escândalo e um exemplo do atraso, no Piauí, tem agendamento para receber a Carteira de Trabalho em abril. Em 20 dias vamos passar a emitir o documento com mais celeridade e é uma atitude concreta para modernizar o Ministério”, afirmou o Ministro do Trabalho.

Sobre a NR-12, o ministro Manoel Dias afirmou que a intenção é envolver todos os setores da economia na discussão sobre esta norma que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos nas empresas brasileiras. “Queremos ouvir todos os setores. Sabemos que tem aspectos desta norma que precisam ser mudadas e atualizadas. Vamos organizar audiências públicas em todos os estados e envolver o máximo de trabalhadores e empresários nesta discussão. Estamos organizando audiências públicas para isso”, disse.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, afirmou que as notícias foram muito bem vindas, mas que é preciso discutir outros assuntos que estão tramitando em Brasília e que afetam o ambiente de negócios no Brasil.“Não podem deixar que certas medidas acabem aumentando o custo Brasil. Lutamos para que as empresas brasileiras sejam mais competitivas tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Temos feito debates com representante dos estados na Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do Ministério do trabalho e Emprego. Mas precisamos avançar mais ainda na desburocratização para permitir que a empresas brasileiras possam disputar mercado com empresas de outros países em pé de igualdade”, afirmou Baldez.

Participaram do 16º Encontro com Empresários o presidente da Fecomercio, José Arteiro, a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, o reitor do Uniceuma, Marcos Barros; o vice-reitor da UFMA, José Silva Oliveiria; o pro-reitor do IFMA, Marco Antônio Torreão; os secretários estaduais do trabalho e economia solidária, José Antônio Helluy; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; os secretários municipais de planejamento, José Cursino raposo, e do Turismo, Lula Filho, o deputado federal Weverton Rocha, os vice presidentes da Fiema, Francisco Sales e José Orlando Soares Leite Junior, empresários e políticos.

Fonte; http://www.oimparcial.com.br

Nenhum comentário: