sexta-feira, 6 de maio de 2016

Ciop apresenta novo sistema tecnológico para a área de segurança pública

A direção do Ciop apresentou aos representantes  da Polícia
 Militar, o sistema para a área de
segurança pública
A direção do Centro Integrado de Operações (Ciop) reuniu-se com representantes da Polícia Militar do Pará na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do Centro, em Belém, para apresentar I-CAD Intergraph/Computer-Aided Dispatch (Despacho Auxiliado por Computador), sistema de referência para solução de automação de recursos na área de segurança pública e que entrou em uso no início deste ano no Estado.

O diretor do Ciop, tenente coronel PM Marcus Roberto Alves Miranda, explicou o funcionamento do sistema, que reúne dados sobre os índices de ocorrências e suas localizações, fornecendo informações para um estudo que possibilita, por exemplo, a realocação de algumas câmeras de videomonitoramento do Centro.

Dentre outros recursos do software, destaque para o sistema de georreferenciamento, que faz imediatamente a relação entre o local da ocorrência e a posição das viaturas; permite a visualização simultânea com o detalhamento de ocorrências; a lista de viaturas; despacho de guarnições integrado com o monitoramento de câmeras e melhor interatividade via web e intranet, o que garante o funcionamento do sistema também para os núcleos regionais do Ciop em diversos locais no interior do Estado.

Segundo o diretor do Ciop, tenente coronel PM Marcus Miranda, o objetivo é que o sistema I-CAD sirva como uma ferramenta estratégica a todos os órgãos de segurança pública do Pará. “Pretendemos apresentar detalhes dos recursos para os demais órgãos, pois a nossa meta é integrar as informações do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado e dar mais agilidade às operações, tudo em prol de um melhor atendimento à sociedade”, destaca.

O I-CAD, que traz melhorias na geração de informações e na comunicação, também serve como uma espécie de portal online para gerar relatórios estatísticos, mapas, além do dashboards, que é um painel de controle que pode ser customizado para gerar dados estratégicos a todos os órgãos de segurança pública.

O software, que foi adquirido com uma licença de uso perpétuo, está dimensionado para operar em 22 pontos de atendimento, 14 pontos de despacho, sistema web para acesso dos núcleos no interior do Pará e com login ilimitado para acesso ao portal de estatísticas mapeadas.

Segundo Igor Furuko, gerente técnico na área de Segurança Pública da Hexagon Sisgraph, representante da Intergraph no Brasil e América latina, empresa que desenvolve o software I/CAD, o sistema é referência em gestão pública na área de segurança e funciona em cerca de 20 países, além do Brasil.

Já atuam com essa tecnologia os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia, Amapá, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Ele também foi utilizado na segurança dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

 (Edenice Freire/Agencia Pará)

Nenhum comentário: