quinta-feira, 27 de abril de 2017

FORAGIDO DA JUSTIÇA DO PIAUÍ É PRESO EM PARAUAPEBAS


Encontra- se preso a disposição da justiça, o nacional identificado por Diógenes Pereira da Silva, 29.
 De acordo com o delegado Fabricio Andrade, o mesmo foi preso em sua residência localizada no bairro Parque dos Carajás, por volta das 13h30, de quarta-feira, 25, mediante mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Teresina(Pi), sobre a acusação de ser fugitivo da justiça daquele Estado. Segundo uma matéria publicada em 23/ 09/ 2013, no site Cidade Verde, Diógenes Pereira, havia sido preso em uma operação deflagrada pela Delegacia Geral de Polícia Civil de Teresina, por furto qualificado e usurpação de função pública. Ainda segundo o site, para aplicar golpes o acusado se passava por policial civil, engenheiro eletricista da Eletrobras, técnico de equipamentos hospitalares, e até mesmo funcionário da VALE.

As investigações policiais começaram quando uma associação de policiais civis foi vítima de um furto, supostamente praticado por um de seus associados. A partir daí a suspeita caiu sobre ele.
Os investigadores da delegacia geral procuram indícios no estelionatário sobretudo na internet os policiais descobriram que Diógenes Pereira buscava suas vítimas e oferecia diversos serviços, dentre eles docência em estabelecimentos de qualificação profissional até manutenção em equipamentos hospitalares.
No site, consta que em Teresina capital do Estado do Piauí,  o acusado usava distintivo e arma de fogo falsa, e se identificava como policial civil recém-concursado.                
Na época, segundo a polícia, Diógenes Silva, tinha vários certificados de cursos e distribuía currículos em empresas de qualificação profissional para dar aulas como engenheiro, e com isso se apresentava como policial civil.

Para não levantar suspeita o mesmo se matriculou em um curso de técnico eletricista, na Eletrobrás – Piauí, onde estagiou vindo a postar fotos nas redes sociais.

Ainda segundo o site, em Parnaíba (PI), o golpista teria confeccionado material publicitário de uma suposta empresa de manutenção de equipamentos hospitalares e os distribuiu naquela cidade.

A partir de então, dizia fazer manutenção em equipamentos, mas não os concertava, em alguns casos, de acordo com o site, devolvia as peças desses equipamentos piores do que o estado original que as recebia, em outros casos sequer devolvia os equipamentos.

De acordo com as investigações Diógenes Pereira, esteve preso pela primeira vez em Açailândia (MA), ao se passar por funcionário da Companhia Vale.

Na época ele esteve por oito dias nas dependências da Vale, naquele município, usando crachá falso e uniforme, também teve acesso ao almoxarifado e ao Centro de Controle Operacional (CCO), que é o coração da Ferrovia Carajás. Entretanto a farsa fora descoberta quando um funcionário do setor de recursos humanos da empresa solicitou o número de matrícula do farsante constatando que não existia.

Parauapebas:

De acordo com o delegado Fabrício Andrade, que prendeu o golpista, após tomar conhecimento do mandado de prisão contra Diógenes Pereira, ele e sua equipe realizaram levantamentos onde localizou o procurado no bairro Parque dos Carajás em Parauapebas, “Diógenes Pereira da Silva, continua aplicando os mesmos golpes aqui no município, exercendo as funções de engenheiro elétrico e técnico em equipamentos hospitalar, com isso veio a se empregar em uma empresa aqui na cidade como engenheiro elétrico, um certo dia ao manusear equipamento sem o devido conhecimento quase explode a empresa onde trabalhava,” relatou o delegado, acrescentando que diante disso foi realizado uma pesquisa quanto a vida do usurpador, momento em que foi encontrado um mandado de prisão preventiva contra ele por deixado de comparecer perante ao juiz para assinar os autos processuais na comarca de Teresina, em função disso, o juiz daquela comarca decretou sua prisão.

Ainda de acordo com Fabrício Andrade, após a captura do acusado sua prisão foi comunicada a justiça da capital piauiense. O mesmo se encontra recolhido na área carcerário da SUSIPE no bairro Rio Verde, aguardando recambiamento para Teresina.

(Caetano Silva)



Nenhum comentário: