quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Colonos da área do contestado se reúne com Vale e Incra



https://www.facebook.com/BarraPesadaPup/videos/1906585026023839/
Depois de uma paralisação realizada no dia 07, de setembro, próximo passado por representantes da Frente Nacional da Luta (FNL), e colonos da área do contestado, área localizada entre os municípios de Marabá e Parauapebas, que durou cerca de 12 horas, causando prejuízos para mineradora Vale. A reação da entidade e trabalhadores rurais surtiu efeito momento em que conseguiram trazer vários representantes não só da mineradora como também do Incra Nacional para uma conversa com os colonos que a mais de 20 anos sofrem com os descasos dos órgãos públicos.

Na manhã do dia 24/10/2017, aconteceu uma reunião entre representantes de 28 áreas da região conhecida do contestado, empresa Vale, Incra entre outros órgãos.
Na reunião que aconteceu em um palanque montado na Vila Conquista, localizada há cerca de 66 quilômetros de Parauapebas contou com a presença de representantes do INCRA nacional, mineradora VALE, e da Frente Nacional de Luta (FNL), idealizada pela diretoria do PA Alto Bonito e coordenação de base da Frente Nacional de Luta em Parauapebas.

O evento reuniu cerca de 500 colonos dos 28 PAS– Projetos de Assentamento Sustentável da Amazônia que fazem parte da área do contestado.

Em meio a uma série de reivindicações, entre elas construção de escolas e creches e aberturas de estradas para o escoamento da produção. Se dirigindo ao ouvidor do Incra Nacional o colono Alberto Machado Campos, mais conhecido por "Paquinha", pediu o microfone e se dirigiu ao ouvidor do Incra Nacional José Líbio, pediu até pelo amor de Deus para que quando ele fosse falar com o prefeito de Marabá disse a ao mesmo que olhasse para situação dos trabalhadores daque região. "Quero lhe pedi que quando o senhor for conversar com o prefeito de Marabá lembre a ele que por falta de escola cerca de 40 crianças foram obrigadas a sair da Vila Albanir para estudar na cidade e com isso os pais de famílias estão vendendo o que tem para poder sustentar seus filhos na cidade", cobrou. Os convidados também ouviram o desabafo de quem sente na pele as dificuldades de viver no campo onde não existe representantes políticos.

Só pra se ter uma ideia na Vila Conquista o centro comunitária foi transformado em uma escola e em a sala de aula a professora, quando tem dar aula para alunos de três série ao mesmo tempo.

Depois de ouvir os questionamentos dos trabalhadores rurais, a ouvidoria do INCRA em Brasília se posicionou favorável as reivindicações dos colonos.
Nem um representante político de Parauapebas e Marabá, participou da reunião.
Já a mineradora VALE, que atua na área do contestado atendeu ao convite e enviou um representante.
Para a Frente Nacional de Luta, a reunião superou as expectativas.
Agora é torcer para que os projetos apresentados não fiquem no papel.
Depois do acordo verbal entre o FNL e representantes agora é aguardar o cumprimento dos projetos que se colocados em prática podem melhorar a vida dos trabalhadores rurais da região.

Na conversa ficou acordado que em 30 dias haverá uma outro reunião. (Caetano Silva)

Nenhum comentário: